Descobrindo a Catalunya

Com esse post, quero começar a falar sobre a minha última road trip na Europa. Nosso roteiro de junho de 2015 começou por Barcelona, capital da Catalúnia. Amei o jeito despojado da cidade e, como muita gente diz, me fez lembrar sim do clima do Rio… mas com toda a organização europeia da qual estamos muuuuito distantes.

Achei Barcelona uma cidade com o turismo diversificado – tem mar, tem parques, tem arte, tem o bairro gótico, tem glamour, tem personalidade, tem até idioma próprio (tem marra, rs). Tem tudo!

Chegamos por Madrid, mas não deu para conhecer a capital espanhola, então ainda não posso opinar sobre a rivalidade bairrista que existe entre as cidades. O que eu posso dizer é que Barcelona me encantou e que eu voltaria LOGO.

Tem tanta coisa pra fazer nesta cidade, que meus 3 dias foram muito pouco! Preciso voltar!!!

Ficamos hospedados no Hotel Granvía. Excelente localização – Gran Vía de les Corts Catalanes quase com esquina com Passeig de Gràcia -, quarto confortável, banheiro bom, área comum bonita e café da manhã bem servido. Aprovado!

img_0192img_0191img_0190

Por lá, andamos bastante de táxi, pra tentar otimizar o tempo, afinal foi tudo bem corridinho. Mas também pegamos metrô e ônibus (as linhas de metrô não atendem todos os pontos turísticos).

E a gastronomia, hummmmm… Delícia demais! Comemos – e bebemos – muitíssimo bem! Com tantas tapas y vinos, certamente ganhei alguns quilinhos.

Os chefs que eu mais queria conhecer eram os estrelados irmãos Adrià, mas não consegui reservar! Para quem for, tente uma mesa com bastante antecedência no Pakta ou no Tickets – ou no Bodega 1900, no 41 grados ou no Niño Viejo ou, ainda, no Hoja Seca (diferentes perfis, vale pesquisar a respeito).

CHEGANDO LÁ:

Chegamos já no final da tarde, mas ávidos para descobrir a Catalunya, rs. Demos umas voltinhas no Passeig de Gràcia, fomos até a Plaza Catalunya e, como estávamos famintos, fomos no Tapas 24, restaurante de tapas recomendadíssimo e perto do nosso hotel. O chef Carles Abellan também é estrelado e formado em um restaurante de Adrià.

img_0187

img_0188img_0189

COMEÇANDO A VIAGEM:

No dia seguinte, acordamos cedo e já partimos para o incrível Park Güell, uma das obras mais conhecidas de Gaudí, o arquiteto modernista que está em vários cantos da cidade. Eu achei o colorido e as formas “disformes” muito mágicos. Fora que está agregado à natureza, com jardins lindos…

O mais curioso é que ele é fruto de um projeto imobiliário fracassado do século passado, que acabou sendo classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O acesso à zona monumental do parque custa 8€ e vale a pena comprar pela internet, escolhendo seu horário, pois há limite do número simultâneo de visitantes no parque.

img_0237

img_0214img_0212

img_0242img_0243

De lá, fomos pra Sagrada Família, templo também desenhado por Gaudí, cuja obra ainda não foi finalizada.

IMG_9661

Partimos, então, para o programa que o marido estava louco pra fazer: Camp Nou, estádio do Barça. Fizemos o tour, com acesso ao campo e ao museu e eu também adorei o passeio!

O estádio não é perto de nenhuma outra atração turística, então seria melhor não lotar seu dia com passeios. Seria… mas eu não tinha alternativa!

Então, lá fomos nós para Passeig de Gràcia, em direção à fantástica Casa Batlò. Eu NUNCA vi nada igual!!! Sabe o que é uma pessoa boba? Era eu!

A proposta interativa faz com que a gente exercite a imaginação de forma genial e cheia de surpresas! Mais uma obra de Gaudí classificada como patrimônio mundial da UNESCO, este foi o passeio mais imperdível, sem dúvida!IMG_8927

Depois disso, demos uma volta e fomos até a Casa Milà (ou La Pedrera), também de Gaudí. Mas apreciamos somente a fachada e fomos, enfim, descansar um pouco no hotel.

img_0260

Quando acordamos, fomos jantar no Bairro Gótico, o que despertou minha curiosidade em conhecer aquelas ruelas de cidade histórica no meio da cidade grande.

O restaurante indicado por uma amiga chama-se Cafè de L´Acadèmia e é imperdível! Sem pretensão nenhuma, me proporcionou uma das melhores refeições da minha vida: o risoto de foie gras.

img_0271

No fim da noite, mais uma foto no Passeig de Gràcia, na esquina com a nossa rua:

img_0263

TERCEIRO DIA E FIM:

Acordei na intensidade pra tentar conhecer o máximo possível, mas com um mínimo de qualidade! E deu certo!

Partimos para o Museu Picasso, no bairro gótico. Depois andamos pelas ruas, praças, igrejas… Só não consegui entrar na Catedral, porque meu traje não permitia (eu estava de short).

O bairro gótico parece aquelas cidades históricas pequenas, com muitas construções medievais. Parece uma cidade romana dentro de Barcelona.

img_0278


img_0295img_0296

 

E então fomos para área portuária para ver de perto o Mar Mediterrâneo. Fomos até o monumento Colón, construído em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo.

img_0303

Subimos La Rambla, paramos na Plaza Real pra descansar e fomos comer no Mercado de La Boquería, que me lembrou o Mercadão Municipal de SP. Foi delícia descansar com uma cava geladinha… O stand que escolhemos chamava-se El Quim, totalmente aleatório.

img_0317img_0316

E não paramos por aí… Exaustos, partimos para o Castell de Montjuïc. O lugar, que é uma fortaleza, oferece uma vista panorâmica maravilhosa de toda a cidade. Fomos direto de teleférico para última parada e não exploramos todos os detalhes da montanha, mas foi bem suficiente!

img_0327img_0332

Voltamos para o hotel desesperados de cansaço, descansamos e fomos jantar no elegante Casa Calvet, cujo edifício também é obra de Gaudí!

img_0346

img_0353 img_0354

img_0355 img_0356 img_0361 img_0362

img_0360

Fechamos com chave de ouro e no dia seguinte começamos a fase tranquila da viagem… Gostamos de fazer tudo com calma, explorando cada detalhe dos locais que visitamos, mas Barcelona foi uma espécie de passagem para a nossa viagem ao sul da França, sobre a qual venho contar em breve aqui!

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Descobrindo a Catalunya

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s