Todo o Charme de Cartagena das Indias

Há 2 anos atrás passei o carnaval em Cartagena das Indias, no Caribe colombiano, e até hoje não tinha escrito detalhes da minha viagem, que foi incrível! Dias lindos, cidade charmosérrima, restaurantes délis e ótimas companhias! Já tinha comentado aqui sobre as esmeraldas colombianas – impossível não se empolgar estando por lá -, mas agora vou falar dos outros atrativos da cidade e tudo o que eu fiz por lá!

Assim que chegamos, o colorido do centro histórico encantou…

IMG_8216

IMG_8232 IMG_8217

A cidade amuralhada foi fortificada porque era alvo de ataques de piratas estrangeiros, por ser o principal porto da América espanhola na época colonial. Hoje, a cidade é considerada Patrimônio Cultural da UNESCO. IMG_8193 HOTEL Para hospedagem, existem muitas opções legais. Você pode escolher ficar dentro ou fora da Cidade Murada. O Hotel Sofitel Santa Clara é considerado o melhor hotel da Cidade. Suas edificações foram construídas como um Convento em 1621. Tem um estilo colonial muito charmoso e parece que você voltou na história. Inicialmente, íamos ficar no hotel Charleston Santa Teresa, dentro da Cidade Murada. O hotel é lindo, no mesmo estilo colonial do Sofitel.

Mas como o Hilton estava pelo mesmo preço e com café-da-manhã incluído, acabamos ficando por lá (fora da centro histórico). O Hilton tem uma infra-estrutura de resort, café-da-manhã farto, piscinas bem agradáveis, praia particular e quarto com uma vista linda. E o táxi para Cidade Murada custa somente 6 mil pesos colombianos. (Em uma conversão prática, mil pesos equivalem a 1 real.)

IMG_8166

Vista do nosso quarto e na praia do hotel. Estava tendo um casamento enquanto acontecia esse pôr-do-sol mára!

IMG_8213

IMG_8211

IMG_8210

Outra amiga, que continuou em Cartagena depois que fomos embora, ficou hospedada no Hotel Boutique Quadrifolio, também dentro da Cidade Murada, e gostou bastante. Mais uma ótima opção. VÔOS E TÁXI Para ir pra Cartagena, na Colômbia, existem voos com conexão em Bogotá (Avianca) ou no Panamá (Copa). Pelo horário, acabamos escolhendo o da Copa, que até me surpreendeu positivamente. O serviço de bordo foi acima do regular e as poltronas eram relativamente confortáveis… (Também fomos de Copa para Aruba, como eu falei aqui.) Do aeroporto, pegamos um táxi mesmo, que é bem barato. A corrida para o hotel ficou em torno de 18 mil pesos colombianos. Sempre tenho um pé atrás com taxistas quando eu viajo, isso graças aos taxistas do aeroporto do Rio (GIG) e também com os argentinos (já fui roubada!)… Mas achei os taxistas colombianos bastante educados e receptivos. PRAIAS Não pense que você estará diante daquele azul caribenho assim que chegar. Para evitar frustrações, saiba que o mar da cidade não é bonito, por causa da areia escura, embora a água seja limpa. Nada que tire o charme do lugar, que nos encanta por diversas outras coisas… E é claro que também fomos em praias paradisíacas! Os passeios imperdíveis são para as praias nas Islas Rosario, que ficam a uns 40 minutos de Cartagena mar adentro. Trata-se de um arquipélago com 27 ilhas. Escolhemos a Majagua, que diziam ser bem frequentada e com boa infra. Foram 216 mil pesos por pessoa, incluindo almoço. Claro que valeu a pena, mas achei tudo muito corrido. Ou você faz mergulho, ou você curte a praia, ou você vai no oceanário, ou faz trilha ecológica… E eu queria fazer tudo! E ainda tinha o almoço, ou seja, pirei nessa correria. Saímos pelo Porto Muella Santa Cruz, mais reservado que o de Barranquilla. A lancha tinha capacidade para 50 pessoas e demorou 40 minutos para chegarmos. IMG_8209

A praia é linda, com aquele azul perfeito. A areia é bem clarinha e cheia de cascalhos.

IMG_8229 IMG_8228

IMG_8202 IMG_8203

 IMG_8150

IMG_8159

Almoço incluso no passeio.

 IMG_8199  IMG_8198

Meu marido preferiu fazer o mergulho enquanto eu fui ao oceanário com os amigos. Ele gostou, mas achou um pouco improvisado.

Eu adorei o oceanário – o beijinho dos golfinhos é TUDO!

IMG_8164

IMG_8151

IMG_8236
Ambulante de ceviche. Não experimentei, mas achei tão inusitado!

Para quem quiser um esquema mais private e reservado, saiba que existe! Minha amiga Carol conta que foi à Ilha da Manta, pelo Hotel LM Boutique. Olha o que ela disse:

“Descobrimos que existia esse passeio na recepção do nosso hotel. Nos interessou porque é uma passeio mais privativo, são para no máximo 6 pessoas. Também está incluído o almoço e bebida durante todo o passeio, inclusive bebida alcoólica E o preço, considerando o custo x benefício, é bem justo: 250.000 pesos colombianos por pessoa.

Às 8h15 da manhã, o William, do hotel LM nos buscou de táxi e nos levou até a Marina (a mesma do Majagua), aonde pegamos a lancha junto com outro casal. O William acaba sendo motorista, marinheiro, garçom, cozinheiro!

Chegamos na Ilha às 9h e havia uma casa com cama, banheiro e cozinha à nossa disposição. Caso quisesse dormir, poderia ficar lá na cama. Mas é claro que ficamos no deck o tempo todo.

Foi uma paz só! Ficamos pegando sol, deitados na espreguiçadeira, tomando água de côco. Quando pedimos, o almoço foi servido no deck. De entrada, serviram uma salada de camarão, o prato principal foi um peixe grelhado com o famoso arroz de côco. De sobremesa, uma torta de côco. Quanto à bebida, era só pedir o que quisesse.

Depois ficamos na rede, demos uma mergulho com snorkel par ver os corais e às 15h voltamos para a Marina. Lá tinha um táxi a nossa espera para nos levar ao hotel de volta.”

Algumas fotos da Carol:

IMG_7918 IMG_7913

IMG_7911 IMG_7906 lm IMG_7912 IMG_7910  IMG_7907 IMG_7915  IMG_7919

RESTAURANTES Em Cartagena, existe um site que ajuda com as reservas (como o Opentable no EUA): www.restaurantes-cartagena.com. OBS: Não tirei foto de todos os pratos servidos. Sorry! No primeiro dia, demos umas voltas pelas ruelas coloridas, fomos até Bóvedas e almoçamos no Don Juan Del Mar. As paellas são simplesmente divinas! IMG_8219 À noite, fomos jantar no La Vitrola, que é imperdível!!! O ambiente é super alegre… Toca uma salsa ao vivo e a comida também vale a pena! IMG_8165 No jantar do dia seguinte, fomos ao El Santíssimo. Boas opções de drinks e pratos deliciosos. Optamos pelo menu degustação, com entrada+principal+sobremesa, com bebida a vontade. Custou, aproximadamente, 100 mil pesos por pessoa. IMG_8149

IMG_8156 IMG_8153 IMG_8154

Um restaurante que nos encantou foi o Vera, no Tcherassi Hotel e Spa. Que lugar lindo! Almoçamos lá no terceiro dia.

IMG_8194 IMG_8195

IMG_8231 IMG_8146

IMG_8147 IMG_8148

Depois de passearmos de charrete pelo centro histórico, fomos assistir o pôr-do-sol no Café del Mar – este passeio é clássico! Ambiente gostoso, musiquinha agradável, gente bonita, visual deslumbrante! Ficamos só nos drinks, porque ainda tinha o jantar pela frente.

IMG_8183

IMG_8185

 IMG_8182 IMG_8184

IMG_8233

E esse pôr-do-sol com as cores da bandeira?

IMG_8180 IMG_8179

IMG_8223

(Sempre que viajo e vou em lugares como esses, fico me perguntando por que não temos nada parecido no Rio de Janeiro! Como nossa orla é mal aproveitada…)

O jantar foi no recomendado Don Juan, mas foi o restaurante que menos empolgou. Achamos os garçons apressados, então o atendimento prejudicou nossa avaliação. No último dia, fizemos alguns passeios mais históricos e acabamos almoçando em um restaurante recomendado pelo taxista que fez nosso citytour. O lugar é bem simples e chama-se La Casa de Socorro. Sinceramente, não curti muito não… sem aquele algo mais que poderia surpreender. Pelo menos, não foi caro.

IMG_8234

Para fechar com chave de ouro, jantamos no Clube de Pesca, que foi fantástico! Mesas em um deck, a beira mar, com iluminação aconchegante… Muito lindo!

IMG_8168 CITYTOUR

No passeio com o taxista, aproveitamos para conhecer pontos turísticos acessíveis somente por carro, como é o caso da Popa. Aproveitamos para ir ao Museu da Esmeralda (contei aqui), Castillo de San Felipe, Mosteiro de Santa Cruz (Colina de la Popa), Bóvedas, Torre do Relógio e outros lugares. Não conseguimos ir ao Palácio da Inquisição e nem ao Museu do Oro.

Outro passeio que não fizemos foi o passeio de Chiva, uma espécie de ônibus “fantasiado” que toca rumba e salsa, passando pelos pontos turísticos. Não era muito o nosso clima…

IMG_8215IMG_8189 

IMG_8190 IMG_8191

Com a Gorda Gertrudis, de Botero.

IMG_8171

IMG_8174

  IMG_8172

IMG_8173IMG_8235  IMG_8177

Fiquei encantada com Cartagena e, sem dúvidas, passaria mais alguns dias por lá!

Anúncios

Um comentário em “Todo o Charme de Cartagena das Indias

  1. Estava com saudade dos posts, Dona Dica.
    Vc faz a gente se sentir nos lugares que está descrevendo. Adoro!
    Dou a volta ao mundo sem gastar um real. Kkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s