Rome wasn´t built in a day, mas este post sim!
Estava hesitando para começar a escrever sobre a minha viagem à Itália, que fiz em maio. Muitas coisas pra compartilhar, experiências incríveis, momentos inesquecíveis, tanta coisa que dá até “preguiça” de começar… Afinal, me prendo a muitos detalhes…
Depois de alguns dias deliciosos em Paris, partimos para Roma. Ainda vou escrever aqui sobre o meu vôo Paris-Roma, que foi terrível… Mas hoje vamos nos ater às dicas de Roma!
Dia 1: Chegamos em Roma exaustos e estava uma manhã bem nublada… Almoçamos em uma trattoria ao lado do hotel e fomos dormir desesperadamente (rs). Acordamos à tarde e estava um sol maravilhoso! Foi ótimo usar roupas mais leves, depois da primeira semana em Paris… Nos outros dias, esta instabilidade climática se repetiu e tivemos dias bonitos em Roma.
O nosso hotel, reservado no hoteis.com, era excelente. Muito bem localizado, com café-da-manhã, wi-fi liberado, um banheiro bom e um staff atencioso. Chama-se Memphis e fica próximo à Fontana di Trevi, metrô (estação Barberini), Via Veneto… Fizemos tudo a pé e só pegamos metrô 2 vezes (uma para ir ao Vaticano e outra ao Coliseu).
Neste primeiro dia, pegamos nosso mapa e passamos por diversos pontos turísticos. Fomos até a Fontana Di Trevi, Pantheon, Piazza Navona, Via Condotti, Piazza di Spagna (onde tem a Scalinata, a famosa escadaria)… A cidade é linda, super charmosa… ao mesmo tempo que é urbana, tem esses cantinhos históricos muito preservados, que nos fazem pensar, por um segundo, que voltamos no tempo. Ruas estreitas se cruzam e parece ser tudo muito pertinho. Sem falar no espírito acolhedor dos italianos, que são mais calorosos que os parisienses. Mesmo amando Paris, em Roma me senti mais em casa.




Fiquei totalmente viciada no gelato italiano! Eram uns três por dia fácil!! Ainda bem que a gente andava muuuito para queimar essas calorias…
Piazza di Spagna:
Jantamos no tradicional Alfredo di Roma e, claro, pedi o fettuccini! O restaurante é uma cantina bem tradicional, com um atendimento impecável e o preço surpreende positivamente – como a grande maioria dos restaurantes na Itália.
Dia 2: No dia seguinte, manhã nublada. Aproveitamos para ir à cidade do Vaticano. Fomos de metrô até a estação Ottaviani – o metrô de Roma é bem pequeno, são apenas 2 linhas que se completam. Seguimos andando por algumas quadras e, depois de passar por muitos ambulantes e guias, chegamos ao Vaticano. A fila é algo assustador. Você fica com a certeza que você passará dias até chegar a sua vez.
Então, quando vi uma moça oferecendo “Skip the line” e que ainda falava português, não pensei duas vezes. Mesmo com esse serviço que diversas agências ali prestam, tivemos que esperar a nossa vez e não foi tão instantâneo como eu imaginava… Mas acho que vale a pena, mesmo demorando… O problema foi que acabamos contratando também o tour com guia, o que é uma SUPER furada! Vários turistas enfileirados, uma guia mal-humorada e com inglês macarrônico (Tina é o nome dela, rs! E a agência foi Caput Mundi Tours), aquele passo lento… ah!!! Mesmo sem reembolso, desistimos logo depois que entramos e seguimos por conta própria.
Fomos à Capela Sistina e aos diversos museus. Aquela atmosfera sacra até me fez lembrar um pouco o Louvre.
Quando saímos do Vaticano estava chovendo. E, segundos depois, aquele sol. Fotos não me deixam mentir…
Fomos até a Piazza di San Pietro e na Basílica – lindíssima!!!
Voltando para a nossa área, almoçamos no primeiro restaurante que vimos: uma cantina chamada L´Arcano, perto da Fontana di Trevi. Incrível como qualquer restaurante na Itália dá certo!

Depois do almoço, fomos passear pela Via Veneto e andamos até a Villa Borghese, que é um bosque bem bonito.

À noite, jantamos em um restô dica do sogro: Tempio di Bacco e amamos!!!
Dia 3: O terceiro dia foi dedicado a um tour por Roma Antiga, que inclui Coliseu, Paladino e Fórum Romano (o mesmo ingresso dá acesso aos três). Fomos de metrô até lá e pegamos uma fila que até andou rápido. Claaaaro que o tempo amanheceu chuvoso e até a hora do almoço o sol estava bombando!
Seguimos para Piazza di Spagna e almoçamos no Ciampini, um restô bem charmoso perto da escada, na parte de cima.

Seguimos andando pela Via Condotti (rua com as principais grifes que fica em frente à escadaria). Impossível resistir!

À noite jantamos no melhor restaurante de Roma, na minha opinião: Al Moro. Este foi dica de amigos e realmente valeu a pena. Fica bem perto da Fontana Di Trevi e sempre que passávamos em frente estava fechado. E quando eu ligava ninguém atendia… Estava com medo de não conseguirmos ir, até que vi um senhor montando as mesas. Fui correndo e fiz a reserva para a noite. Inesquecível!
No dia seguinte, partimos para a Toscana e demos continuidade à melhor viagem de todas! Estou me inspirando para fazer um post beeeem lindo aqui!
AMEI! AMEI! AMEI! Fotos maravilhosas! Lugar incrível! Comida aparentemente deliciosa! Quero mt ir lá!
Adorei!!!! Acho que a Itália foi a melhor viagem que já fiz!!!! Amei demais!!!! Coincidência, fiquei no mesmo hotel em Roma, o Memphis…. adorei, sem luxos, mas confortável, limpo e mto bem localizado! Bjs