Tax Refund na Europa

Vamos falar hoje do procedimento para Tax Refund dos produtos de uso pessoal que compramos na Europa.

O procedimento não é tão complicado, mas existem alguns detalhes que valem ser compartilhados!

Quem não mora na União Europeia e faz compras acima de 175 euros no mesmo dia e na mesma loja, pode recuperar o IVA (imposto sobre o valor agregado, ou Value Added Tax – VAT), recebendo de volta 12% do valor pago, caso opte por devolução no cartão de crédito, ou 10%, caso prefira receber em cash no aeroporto. Ou seja, se o seu recibo de compra for acima de 175 euros, você pode solicitar a restituição.

(OBS: O valor de 175 euros é o valor mínimo em Paris. Em Roma, este valor é de 155 euros. O percentual máximo de devolução é de 12% em Paris e de 15% em Roma. Confira o valor e percentual de devolução do país que Você estiver visitando.)

taxoncoins_43-c72d5ad8a06f47b48e072fbf0bcc8a0e

Passo 1- Na Loja

Na própria loja, você já informa que pretende fazer o détaxe, que o vendedor vai preencher o formulário com alguns dados seus.

É preciso estar com o passaporte!

Nessa hora, você deve informar se prefere receber em cash ou no cartão (já informando o número do cartão para reembolso).

Obs: Em Paris, no Le Bon Marché, o procedimento é feito no escritório do último piso (Bureau de Detaxe). Na Galleries Lafayette também funciona assim. Nas lojas localizadas nas ruas, o procedimento é feito no próprio caixa.

Esse formulário tem que ser preenchido no mesmo dia da compra! É preciso que se esteja com o passaporte, ou então, você terá que preencher parcialmente o formulário e, no dia seguinte, terá que voltar na loja para buscá-lo e apresentar o passaporte.
Ao preencher o formulário, o vendedor poderá perguntar se prefere o reembolso em cash ou via cartão de crédito (momento em que você informará o número do cartão pelo qual pretende receber). Tente pesar: esperar por 12% X receber logo 10%. Caso queira pensar mais um pouco, peça para ele não marcar nada e no aeroporto você decide. Lembre-se que uma vez marcada a sua opção, você não poderá alterar. Quem optar por cash, não receberá na hora da compra. É no aeroporto que se finaliza o procedimento.
Obs: Já li sobre lojas que oferecem o reembolso imediatamente, reduzindo do valor do produto no ato da compra. Mas eu nunca tive essa experiência, então não conheço o procedimento para recomendar aqui.

Dentro do envelope com o formulário, confira se a nota/recibo está junto.

No último país da União Europeia que estiver visitando é que deve ser finalizado o procedimento de reembolso, ou seja, no último aeroporto europeu.

Você pode fazer o détaxe de quantas compras quiser, desde que esteja com os respectivos envelopes e notas.

cash-back

No Aeroporto:

– Este procedimento pode ser demorado. Então, programe-se para chegar com antecedência no aeroporto.

– Você deve ir ao Tax Refund Office. Neste momento, o formulário será carimbado e pode ser que o funcionário da alfândega solicite a exibição dos produtos comprados. Por isso, é bom que se faça o procedimento antes de despachar as malas, ou, fazendo o check-in antes, que estejam todos na sua mala de mão.

– Depois do carimbo, você se dirige à máquina próxima ao Office e valida os seus envelopes. Ao lado da máquina, tem uma pessoa que ajuda com esses procedimentos.

– Caso tenha optado pelo reembolso via cartão de crédito, basta depositar o formulário na urna. Caso tenha optado pelo reembolso em dinheiro, você segue em frente e no guichê ao lado, já receberá o seu dinheiro (em dólar ou euro, pode escolher).

Se você não receber seu reembolso dentro de dois meses da compra, entre em contato com o Programa. Você fica com um recibo com todas as informações para poder consultar o andamento da sua solictação.

Caso sua viagem dure mais de 90 dias, atenção! Só é possível o Tax Free dentro de 90 dias após a data da compra. Ou seja, o formulário da loja expira após 90 dias.

Espero ter ajudado. Boas compras!

20130814-233546.jpg
Em uma das lojas, a vendedora foi super fofa e me explicou todo o procedimento por essa foto, que me ajudou muito!!!
Anúncios

2 comentários em “Tax Refund na Europa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s