Em Paris: Jantando no Castelo

Mais um post sobre Paris!

Hoje vou falar sobre um super programa que fizemos por lá. Pouco antes de viajar, um casal de amigos comentou sobre o passeio ao Château de Vaux-Le-Vicomte, próximo a Paris e que oferece um jantar à luz de 2.000 velas. A ideia logo me pareceu o máximo e fui imediatamente pesquisar sobre a história do lugar. 

 iphone5

iphone7

HISTÓRIA

O castelo, construído no século XVII, era propriedade do Superintendente das Finanças do Rei Luís XIV, o “Rei Sol”. O ministro, que se chamava Nicolas Fouquet, contratou  o arquiteto Louis Le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre, e ergueu o castelo mais bonito de toda a França. Mais imponente, inclusive, que os castelos reais vizinhos (Vincennes e Fontainebleau). Na noite de inauguração, toda a realeza estava presente.

Foi servido o jantar e todos comemoraram com fogos de artifício. O rei, desconfiando de desvio de verba pública e sentindo uma baita inveja do ministro, contratou D´Artangnan (aquele chefe dos mosqueteiros) para prender o ministro e confiscou suas propriedades, incluindo o castelo. Há quem diga que o Fouquet é aquele prisioneiro do “Homem da Máscara de Ferro”.

Inspirado na beleza de Vaux-Le-Vicomte, o Rei, então, decidiu construir um palácio real tão bonito e ainda mais imponente. Contando com a mesma e renomada equipe contratada por Fouquet, foi erguido o Palácio de Versailles, muito semelhante ao Castelo de Vaux-Le-Vicomte.

O palácio ficou alguns anos “abandonado”, foi saqueado e maltratado, antes de ser devolvido à família de Fouquet. Depois, foi vendido e passou por algumas famílias nobres até ser adquirido em um leilão em 1875. Os descendentes do comprador decidiram investir na reforma e transformá-lo em museu, aberto ao público.

Já serviu para casamento de celebridade (caso da Eva Longoria) e de locação para filmes de época, como Maria Antonieta. Realmente é um cenário incrível!

iphone1 iphone2

iphone8

INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO

Hoje o palácio é a maior propriedade privada com o título de Monument historique na França. Localizado em Maincy, a 50 Km de Paris, funciona como museu, com visita guiada a todos os cômodos. Os jardins são lindíssimos e o local muito menos disputado do que Versailles.

Fechamos pelo site Paris Vision. O motorista que nos buscou no hotel falava português fluente e era muito educado. Chama-se Joel, caso interesse a alguém.

IMG_4261
Os campos de canola na estrada… Lindos!

Entrada pelos fundos do castelo:

IMG_4277 IMG_4285

Como optamos pelo passeio com jantar, ele nos buscou às 18h (ainda muito longe de anoitecer, o que só acontece às 21h durante a primavera e o verão). Chegamos lá e tiramos muitas fotos pelos jardins.

iphone3

IMG_4290 IMG_4295 IMG_4300 IMG_4310 IMG_4313 IMG_4316 IMG_4324 IMG_4328

iphone11 iphone9 iphone10

iphone4
Aline, a amiga que deu a dica!

Enquanto escurecia e as velas iam sendo acesas pelo castelo, fomos conduzidos ao restaurante. O cardápio não é tão extenso, mas estava tudo ótimo. E o vinho também era uma delícia!

IMG_4360
Primeiro Prato
IMG_4363
Segundo Prato
IMG_4365
Sobremesa

As 2.000 velas acesas dão um efeito liiiindo no jardim.

IMG_4351 IMG_4369 IMG_4378

Depois do jantar, fizemos o tour pelas dependências do castelo. No final, há queima de fogos de artifícios, mas que não chegam nem perto dos que estamos acostumados por aqui…

IMG_4384
Dentro do Castelo

IMG_4391

iphone6
No final do passeio…

Neste link seguem as informações do passeio. Existem opções de minivans e ônibus.

Anúncios

2 comentários em “Em Paris: Jantando no Castelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s